Home            Sobre nós             Serviços               Clientes                Parceiros

O que é autoconsumo fotovoltaico?

Veja mais artigos

O autoconsumo fotovoltaico consiste em consumir a própria produção de eletricidade solar. Permite assim o uso de energia local e abundante, reduzindo a sua dependência da rede elétrica nacional. Os painéis solares em autoconsumo permitem produzir durante o dia parte da eletricidade necessária ao seu consumo. O objetivo é, portanto, principalmente reduzir sua fatura e sua dependência das flutuações do preço da eletricidade.

Como autoconsumir eletricidade fotovoltaica?

Painéis fotovoltaicos são usados ​​para gerar eletricidade a partir da radiação solar. Esta eletricidade pode ser revendida total ou parcialmente a um fornecedor de eletricidade, mas também pode ser consumida no local. Esta última opção é chamada de autoconsumo e a DS disponibiliza seus serviços de energia solar para atender todas suas necessidades!

Para autoconsumir sua eletricidade, seus painéis solares fotovoltaicos devem ser instalados em uma superfície bem exposta ao sol. Para isso, é necessário privilegiar uma exposição sul, e uma inclinação dos painéis próxima de 30° em relação à horizontal. Os painéis são então conectados a um ou mais inversores que convertem a corrente contínua produzida pelos painéis em corrente alternada que você pode usar em sua casa.

O que é taxa de autoconsumo e taxa de produção?

Para monitorar o desempenho de sua instalação solar, é necessário monitorar:

  • A taxa de autoconsumo: indica a percentagem de produção fotovoltaica consumida pela sua casa;
  • A taxa de produção: indica a parcela do consumo de eletricidade da sua casa que é fornecida pelos painéis solares.

Painéis solares

A taxa de autoconsumo fotovoltaico é muitas vezes confundido erroneamente com a taxa de produção. No entanto, esses dois indicadores não fornecem a mesma informação. Além disso, ambos são úteis para dimensionar adequadamente sua instalação solar, estimando a área de superfície dos painéis necessária para maximizar a parcela de eletricidade que realmente será autoconsumida.

Na maioria das vezes, a taxa de autoconsumo fica entre 20% a 30%. Isso se explica por uma produção de eletricidade nem sempre sincronizada com o consumo. De fato, os painéis solares funcionam na presença da luz solar durante o dia. No entanto, a maioria das casas tem necessidades de eletricidade de manhã e à noite. Uma grande parte da eletricidade solar produzida é, assim, reinjetada na rede elétrica. Portanto, não há necessidade de superdimensionar sua instalação fotovoltaica .

Como sincronizar a produção com o consumo de eletricidade?

Quando o consumo não ocorre ao mesmo tempo que a produção, é possível estabelecer vários arranjos. O objetivo é mudar seus hábitos para mudar seu consumo o máximo possível durante o dia.

A instalação de equipamentos de automação residencial é uma boa solução. Eles permitem que você acione seu aquecedor de água, sua máquina de lavar ou sua lava-louças durante o dia quando o sol está brilhando e os painéis fotovoltaicos estão funcionando.

Baterias solares para mais autonomia no autoconsumo fotovoltaico

Outra solução pode atender grande parte das suas necessidades: baterias solares. Este dispositivo permite armazenar eletricidade durante o dia, quando os painéis estão bem expostos, para usá-lo mais tarde, quando suas necessidades de eletricidade são maiores. Esta solução permite-lhe ser totalmente independente dos fornecedores de eletricidade. No entanto, sua principal desvantagem é o alto custo, que pode sobrecarregar seu orçamento.

Autoconsumo fotovoltaico: muitas vantagens

O autoconsumo fotovoltaico tem muitas vantagens:

  • você economiza até 70% na conta de luz;
  • você tem a possibilidade de revender o excedente de produção;
  • você usa energia renovável e produzida localmente;
  • você pode ganhar em autonomia possível graças à instalação de baterias solares;
  • você se beneficia de ajuda financeira, como o prêmio de autoconsumo.

Conclusão: Autoconsumo fotovoltaico, uma solução para o futuro

O autoconsumo solar é um novo modelo econômico que faz sentido: produza sua própria energia para consumi-la e compartilhe seu excedente com a vizinhança. A ideia é reduzir sua conta, mas também se precaver contra aumentos no preço da eletricidade.

Dada a subida gradual do preço de venda da electricidade pelos comercializadores e a diminuição do preço de compra, é evidente que não só o autoconsumo desenvolve-se fortemente entre os particulares como irá crescer muito mais nos próximos meses e anos.

O que é já fortemente o caso no início de 2022. Com efeito, nos últimos anos, quando os particulares instalaram equipamentos de energia renovável, venderam a energia produzida a um fornecedor. No entanto, quanto mais avançamos no tempo, mais percebemos que vale cada vez menos a pena financeiramente. É por isso que ouvimos cada vez mais sobre o autoconsumo de energia em 2022.

Sendo assim, a DS possui diversos serviços relacionados à energia solar. Diminua sua conta de luz e colabore com o meio ambiente através da energia renovável. O autoconsumo fotovoltaico é uma ótima opção em todos os aspectos! Entre em contato, tire suas dúvidas e busque o melhor serviço e produto para sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© DS ENERGIA SOLAR – Todos Os Direitos Reservados