Home            Sobre nós             Serviços               Clientes                Parceiros

Qual a eficiência energética da energia solar?

Veja mais artigos

A energia solar pode ser utilizada para fornecer eletricidade, produzir água quente sanitária ou mesmo abastecer a rede de aquecimento da sua casa. Para saber se sua instalação é lucrativa, é importante entender seu desempenho. Sendo assim, veja a eficiência energética da energia solar! A DS explicará tudo para você!

Qual é a eficiência de um painel solar?

A eficiência dos painéis solares corresponde à quantidade de energia que é valorizada pela instalação. Os painéis solares funcionam com a energia emitida pelo sol para:

  • Gerar eletricidade com sensores fotovoltaicos;
  • Produzir água quente com sensores térmicos, para uso sanitário ou para aquecimento;
  • Apenas parte da energia que chega aos sensores é valorizada. A eficiência dos painéis solares representa essa proporção da energia captada e é expressa em porcentagem.

Sendo assim, eficiência energética da energia solar depende do tipo de painel. É mais importante para os painéis térmicos do que para os painéis fotovoltaicos:

  • Painéis fotovoltaicos monocristalinos: uma eficiência de 14 a 18%;
  • Painéis fotovoltaicos policristalinos: uma eficiência de 16 a 24%;
  • Painéis térmicos: aproximadamente 80% de eficiência.

Mas, a propósito, como a energia do sol se transforma em eletricidade?

A importância da irradiação

O rendimento não é o único critério a ser levado em consideração. A rentabilidade e eficiência da sua instalação solar depende de vários critérios, incluídos no que se chama de irradiação.

A irradiação corresponde a toda a energia solar captada por um painel. O rendimento corresponde apenas à parte desta energia que é recuperada e transformada em eletricidade ou calor.

O que atua na irradiação?

A irradiação de seus painéis solares e, portanto, sua eficiência depende de:

  • Sol que varia ao longo do ano e de acordo com a hora do dia.
  • O ângulo dos raios solares e, portanto, a orientação dos painéis solares , modifica o rendimento efetivo: a configuração ideal é quando os raios chegam perpendiculares ao painel.
  • A presença de elementos que bloqueiam a chegada da luz: árvores, edifícios, postes de iluminação, etc.
  • A orientação da sua casa: uma orientação sul ou sudoeste é sempre mais eficaz.

Quer instalar painéis solares e produzir a sua própria eletricidade? A DS está pronta para te ajudar! Com um serviço qualificado sendo referência no mercado, temos os melhores profissionais e os melhores produtos para a produção de energia solar! Entre em contato e realize um orçamento!

Como calcular a rentabilidade dos seus painéis solares?

Com base no desempenho dos painéis solares que deseja instalar, você pode estimar suas futuras economias de energia ! Basta multiplicar este rendimento pela área dos painéis solares e a média anual de insolação na sua área.

A rentabilidade do seu projeto de instalação solar também depende do tipo de produção de eletricidade solar que você escolher:

  • Autoconsumo total de eletricidade produzida
  • Produção reinjetada na rede elétrica local
  • Autoconsumo com injeção do excedente na rede elétrica

A cada momento, a Terra recebe um fluxo de energia solar que chega a 174 petawatts (PW) de potência. Anualmente, a energia solar absorvida pela Terra chega a 3.850.000 exajoules (EJ), dos quais 3.000 EJsão absorvidos pelo processo de fotossíntese. A humanidade explora uma pequena fração dessa energia renovável na forma de luz natural, calor (energia solar passiva e térmica) e eletricidade (energia solar fotovoltaica e energia solar termodinâmica).

No contexto da construção, a energia solar passiva refere-se a um conjunto de elementos como janelas, paredes e pisos que são projetados para capturar, armazenar e distribuir passivamente a energia solar como calor no inverno ou superaquecimento do mesmo espaço. Por outro lado, as tecnologias solares ativas usam dispositivos mecânicos, como coletores solares térmicos ou elétricos, como módulos solares fotovoltaicos, para gerar calor ou eletricidade.

As tecnologias solares térmicas transformam a radiação solar em calor para aquecer o ar no interior de edifícios, aquecer piscinas, produzir água quente sanitária ou para processos industriais.

Essas tecnologias consistem em painéis metálicos revestidos com vidro ou tubos de vidro evacuados instalados em um prédio ou no local de consumo. Sua eficiência de conversão pode chegar a 70% e seu custo de fabricação é muito menor que os módulos fotovoltaica.

É por isso que é recomendado o uso desta tecnologia para qualquer aplicação relacionada ao aquecimento de água e ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© DS ENERGIA SOLAR – Todos Os Direitos Reservados